Toda a gente pensa, mas nem sempre diz aquilo que pensa. Aqui, pode fazê-lo, sem censuras, etiquetas, ou qualquer outra iníbição.
.Pensamentos do dia

. De facto... Até parece me...

. ...

. A dupla personalidade

. ...

. O cozinheiro..

. "Porque no te Callas!"

. ...

. Motivações

. Medos vs Receios

. TEMPO......

.Pensamentos anteriores

. Maio 2008

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Visitar um blog e sair sem comentar, é como visitar uma pessoa e ir embora sem se despedir
Quarta-feira, 16 de Maio de 2007
A Praxe....

Quem me conhece, sabe qual é a minha opinião em relação a praxe universitária. Não consigo perceber qual é a necessidade de pôr um grupo de alunos que estão a entrar para um nível de ensino superior, e trata-los abaixo de cão...

Eu sou estudante universitário, e frequênto uma faculdade em Gaia. Mais concretamente no ISLA..... Também aqui a praxe foi uma palhaçada, pelo menos no meu enteder... Desde pessoas que pensam que têm o rei na barriga, até situações, no meu vêr, deploráveis, de tudo um pouco se passou.

Mas, talvêz pelo ISLA ser uma faculdade pequena, a praxe não tem as repercussões que tem noutras faculdades, por exemplo, no Instituto Piaget, ou noutras Universidades mais abrangentes.

Quem me conhece, sabe também que nunca fui á bola com aquele grupo de pessoas, que vê nos caloiros uma fuga das suas frustrações e por vezes veículo de vingança de qualquer anómalia diaria, que lhes possa ter surgido, por isso apenas fui adicto á praxe na primeira semana de curso, tendo depois, entre diversos motivos, abandonado o ritual. Consequências? Não posso usar o traje académico, porque alguém mo impôs como medida de coacção inerente á minha falta. Não me importei... Não deixo de ser menos estudante e ter menos espiríto académico por isso.

 

Mas há estabelecimentos de ensino, onde a praxe está tão enraizada, que quem não a frequentar, sofre as maiores atrocidades fisicas e psicologicas imagináveis. Ultimamente, o Piaget de Macedo de Cavaleiros, tem sido notícia por causa de alunos que fazem queixa dos "doutores" que os praxam. Chegam a ser relatos arrepiantes, de pessoas que são obrigadas a fazer coisas que não querem e que repugnam. Há relatos de simulação de relações sexuais, há relatos de orgasmos fingidos, há relatos de violação de privacidade. Mas o mais engraçado, é que continua a existir a praxe. Há relatos de alunos que morreram devido á praxe. Recentemente um rapaz, não me lembro de que faculdade, com a ânsia de entrar na Tuna Académica da sua faculdade, foi praxado até á morte. Mas tudo isto é falado vagamente, por alto só, e logo a seguir é abafado, sem qualquer resolução, nem castigo para os agrassores. Habitualmente, os alunos que fazem queixa dos supostos "doutores", não conseguem ter uma vida académica fácil. são rejeitados pelos próprios colegas, são quase obrigados a desistir da frequência universitária.

 

Hoje, o JN, noticía mais dois actos barbaros na Universidade de Coimbra. Segundo o jornal, os agressores são estudantes da Universidade de Medicina, e terão agredido os caloiros, num Tribunal de Praxe. Ainda segundo o JN, este ritual é practica rara na UC, sendo que só nas Repúblicas e na sede do grupo de apoio a Academia, onde se passaram as agressões, é que é permitido continuar com o ritual da praxe.

Segundo o relato dos caloiros, depois de terem recebido o Documento de Contra-Fé, para se apresentarem, para mais um  ritual "entre amigos e que serve para cimentar o companheirismo", dois deles acabaram por ser brutalmente agradidos, tendo acabado com diversos ferimentos, um deles, com lesões a nível do pescoço, devido aos fortes cachaços que levou, e com lesões a nível da zona genital, devido á rapagem dos pelos púbicos. O outro, acabou com a tesoura com que lhe rapavam o cabelo, espetada no crânio, para além de unhas negras, devido a terem levado com a colher de pau nas mãos.

 

O primeiro, fez queixa dos supostos "doutores", apenas a nível académico, para que os agressores não tivessem problemas em futuras tentatívas de entrada no mercado de trabalho. O segundo, não esteve com meias medidas e terá feito queixa a nível judicial.

Segundo Dux da Universidade, a praxe apenas tem sentido, quando é realizada de comum acordo entre "Doutores" e caloiros, e que os mesmos podem-se recusar a participar. Pela experiência que eu tenho, posso dizer que não é bem assim. O caloiro recusa-se a ser praxado, e logo é posto de parte. Deixa de existir.

 

O Reitor não se quis pronúnciar sobre o ocorrido, e segundo alguns caloiros, os referidos "doutores" já se terão desculpado junto dos agredidos, portanto o ambiente é bom.

 

Agora, a verdadeira questão... Qual será o suporte psicológico destes dois alunos, e de outros, que sofreram agressões, para continuarem os seus cursos numa faculdade onde foram agredidos, com uma gravidade tal, que podería ter chegado á invalidêz ou mesmo á morte?

O que será que irá acontecer com os "doutores" que agrediram? Essa até é a questão mais pertinente...

tags: ,
Pensado por Johnny às 11:24
link do post | favorito
De Filipe a 3 de Novembro de 2011 às 20:24
incrível generalização, existe código de praxe e se existe é para ser cumprido.
tal como existem leis no nosso pais, continuam a haver pessoas a cometer crimes e afins.
vamos culpar as leis agora por não serem cumpridas?
a praxe é algo único na vida e não é por acaso que 90% das pessoas referem'se aos momentos de praxe como únicos na vida.
depois existem aquelas pessoas que simplesmente desistem porque não gostam que lhe gritem aos ouvidos, vão para casa refugiam'se no pc e procuram toda a informação negativa que conseguem encontrar para difamar a bela tradição que é a praxe nas universidades portuguesas ( sim estas ultimas linhas são para quem redigiu o texto deste post )
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


.mais sobre mim
.tags

. todas as tags

.links
.pesquisar
 
.Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
blogs SAPO
.subscrever feeds